Os desafios parecem bobos, mas vem causando lesões sérios e em casos mais graves, a morte de crianças e adolescentes

Canal do Youtube que promove dezenas de desafios
YouTube
Canal do Youtube que promove dezenas de desafios



Há alguns dias atrás, notei na perna da minha filha, uma pequena lesão semelhante a uma queimadura, ao questioná-la sobre aquele machucado, ela me disse ter sido picada por um inseto e ao coçar, feriu a pele. Não passou pela minha cabeça que ela pudesse estar mentindo pra esconder algo grave: ela tinha participado de um desafio promovido por um Youtuber.


Leia mais:  Black Mirror, a realidade está muito próxima da ficção



Cerca de uma semana depois, ao perceber que mesmo usando uma pomada pra picadas de inseto a lesão não melhorava, questionei novamente e foi o irmão mais novo quem então contou a verdade: "mamãe, ela fez aquele desafio do desodorante".

Eu não sabia do que se tratava e quando fui pesquisar, confesso que fiquei bastante assustada. Consegui encontrar rapidamente dezenas de vídeos com o mesmo conteúdo e muitos outros, de inúmeros tipos de desafios, todos com um grau de perigo, uns mais leves e outros de fato muito arriscados. 

Inclusive, ao publicar em meu perfil no facebook , outras pessoas relataram experiências semelhantes que viveram com filhos, sobrinhos e crianças/jovens conhecidos.









Risco de morte


Recetemente, virou notícia a morte de um adolescente em São Paulo, vítima do Desafio da Asfixia, que consiste basicamente em prender a respiração de maneira mecânica, até perder os sentidos,   Gustavo Riveiros Detter , de 13 anos, morreu vítima de complicações respiratórias causadas por esse desafio. 

Menos grave, mas não menos preocupante, o Desafio do Desodorante , consiste basicamente em causar queimaduras na pele usando jatos de desodorante aerosol, ao direcionar o jato muito próximo a pele ele causa um congelamento instantâneo do local, semelhante ao que ocorre com alpinistas, mas esse congelamento nada mais é que uma pequena queimadura de primeiro grau. 

Os riscos são enormes, além de lesões que demoram pra cicatrizar e podem infeccionar, existem também relatos de crianças e adolescentes que ao participarem do desafio, foram intoxicados pelo gás, Henrique Soares , de 14 anos, é uma dessas vítimas, ao realizar o desafio no banheiro de casa, um lugar com baixa ventilação, o menino inalou uma quantidade siginificativa do gás e morreu. 

Outros desafios, incluem mastigar pimentas ardidas ou colocar uma colher cheia de canela em pó na boca e aguentar por alguns minutos sem beber água, sendo que o último, também oferece risco de asfixia e lesões na garganta, vias respiratórias e estômago; nos Estados Unidos, um jovem de 12 anos passou quatro dias internado após realizar o desafio. 

O que mais assusta em tudo isso é que os vídeos estão ali, disponíveis e ao alcance de todos, no Brasil, o canal La Fênix , promove além do Desafio do Desodorante, o da Pimenta e o de martelar um palito por baixo da unha, inúmeros outros, todos com um grau de perigo pra quem tentar realizá-los. 

Denunciar é praticamente impossível, porque além dos vídeos lançados por canais e youtubers famosos, as pessoas que aceitam o desafio também postam seus vídeos na rede e tudo fica fora de controle. 

Então meu apelo aos pais, educadores e responsáveis de um modo geral é: fiquem atentos a tudo que as crianças e jovens tem acesso na internet. Como mãe, eu sei que é praticamente impossível controlar tudo que eles fazem, mas ainda assim creio que vale o alerta. 
Crianças e jovens são extremamente influenciáveis por tudo aquilo que assistem e infelizmente, pessoas que estão muito mais preocupadas em gerar likes e views, não estão exatamente preocupadas com o mal que aquele conteúdo pode causar. 


    Leia tudo sobre: youtube
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.