Gaten falou sobre sua rara doença e sobre as cirurgias que vai fazer. Ele quer que outras pessoas não sintam vergonha de sua condição genética.

Gaten Matarazzo ator de Stranger Things
Stranger Things
Gaten Matarazzo ator de Stranger Things




Gaten Matarazzo , o jovem ator que interpreta Dustin na série de sucesso, Stranger Things , está se abrindo sobre sua batalha contra sua rara doença genética, a displasia cleidocraniana. 
A displasia cleidocraniana é uma doença genética hereditária causada por gene autossômico dominante, ocasionando má formação esquelética no crânio, na face e na clavícula, além de retardar o crescimento dos dentes e, em alguns casos, apresentar dentes extranuméricos.

O ator conta que não tem nenhum dente permanente ainda: "esses que eu tenho são falsos, eu só tenho os dentes de leite, e eu ainda preciso de um monte de cirurgia"
A doença não afeta somente aparência, o principal problema é a questão ortodôntica, que vai além da estética, afetando a mordida, alterando a fala e causando problemas respiratórios.

Leia mais: Famosos que provam que o amor pode durar pra sempre


"Os dentes de leite demoram a cair e, consequentemente, os permanentes demoram a nascer. A criança pode apresentar dentes extranuméricos que ficam “escondidos” sem irromper a gengiva. Através da cirurgia, esses dentes “extras” são extraídos e os permanentes são trazidos para a arcada. Em seguida, é feita a correção ortodôntica que leva em média dois anos para ser finalizada." conta a Dra. Veronica Tinoco, graduada pela Universidade Gama Filho e com especializações em Ortodontia.


O personagem


"Quando o diretor da série disse que o personagem teria a mesma doença que eu, fiquei nervoso e com vergonha", contou o ator ao site EW, "mas a aceitação dos fãs foi tão grande e recebi tanto carinho, que vi ali um caminho pra conscientizar as pessoas sobre minha condição" disse Gaten. 

Gaten Matarazzo
Arquivo pessoal
Gaten Matarazzo




O ator contou que, quanto antes a síndrome for descoberta, melhor e menor a quantidade de cirurgias que a pessoa precisará fazer. Por isso ele tem achado tão importante falar sobre. Gaten disse ainda que so fica um pouco apreensivo, porque como se trata de uma doença genética, ele tem medo de um dia passar pros filhos que possa ter, que existe uma chance de 50% que isso aconteça e que sente medo de que possa ser mais grave, já que o caso dele é considerado leve. 

Gaten Matarazzo que foi muito elogiado por Daniel Radcliffe, apesar da pouca idade, já mostra muita maturidade pra lidar com as adversidades da vida. 

Nós aqui vamos ficar torcedo pra que tudo corra bem com as cirurgias que ela ainda precisara fazer, não é mesmo?

Gaten Matarazzo falando sobre sua doença em entrevista na ABC News
ABC News
Gaten Matarazzo falando sobre sua doença em entrevista na ABC News





    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.