Única no mundo, panda marrom vivia sozinha em reserva natural na China, mas foi resgatada e agora vive tranquilamente em Vale dos Pandas


Urso panda marrom, único no mundo.
Foping Panda Nature Reserve
Urso panda marrom, único no mundo.



Qizai, a única panda marrom existente no mundo nasceu em uma floresta na China, dentro de uma Reserva Natural protegida, a Qingling Mountains, na China Central e por causa de sua pelagem de cor diferente, pandas normalmente são pretos e brancos, Qizai foi rejeitada e abandonada pela mãe com pouco mais de duas semanas de idade, que é quando a pelagem dos pandas começa a mudar. Todos os pandas nascem brancos. 


Leia mais:  Homem adotou por engano casal de ursos pensando que eram filhotes de cachorro


Os cientistas acreditam que a cor marrom de Qizai, vem de um tipo de mutação genética e que foi isso, a pelagem diferente, que fez com que a mãe a rejeitasse e a deixasse sozinha na reserva. 

Além de ter sido rejeitada pela mãe, a panda marrom também era hostilizada por outros pandas. Muitas vezes ela tinha sua comida roubada e sofria agressões.  

Encontrada ainda filhote, negligenciada e fraca, Qizai foi levada para o  Foping National Nature Panda Reserve, uma espécie de Vale dos Pandas, onde é cuidada e alimentada. E os responsáveis pelo Vale agora buscam encontrar um companheiro pra Qizai, pois, caso se reproduzam, é também uma forma de estudar que tipo de mutação gera pandas de pelagem preta e marrom. 


Aproveitando a vida


Enquanto isso não acontece, Qizai está desfrutando de uma boa vida no Vale dos Pandas e os momentos em que outros pandas iriam roubar sua comida estão no passado. Ela tem um cuidador pessoal, que planeja sua vida em torno de sua agenda alimentar. O cuidador acorda às 6h e vai dormir à meia-noite, apenas para se certificar que Qizai teve um belo dia e está segura e sadia. 
A panda marrom agora pesa mais de 220 libras e come cerca de 44 libras de bambu por dia.

"Ele é mais lenta do que os outros pandas, mas também é mais bonita", disse o orgulhoso cuidador de Qizai ao MailOnline, descrevendo a ursa como um animal "gentil, engraçada e adorável".



Veja mais fotos de Qizai.

Qizai
Foping Panda Nature Reserve
Qizai



Qizai
Foping Panda Nature Reserve
Qizai


Qizai
Foping Panda Nature Reserve
Qizai



Qizai
Foping Panda Nature Reserve
Qizai


Qizai
Foping Panda Nature Reserve
Qizai




    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.