Adotar pode ser o melhor caminho pra se ter um amigo fiel sempre do seu lado e salva a vida dos animais que esperam um lar

Adote-me
Reprodução
Adote-me



Quando as pessoas pensam em ter um cachorro a maioria não pensa em adotar um cão SRD (sem raça definida) o conhecido vira-lata. É quase senso comum, querer um cachorro de raça, filhote, fofinho e com caracteríticas específicas. O mercado de cães de raça movimenta milhões por ano e isso também muitos cães de raça acabam sendo abandonados. 


Leia mais:  Cães que sofreram maus tratos em tocante ensaio sobre adoção: Resgate-me

Cães pra adoção
Reprodução
Cães pra adoção




Apesar de ainda existir muita resistência quanto a adotar um animal, a adoção vem ganhando força e espaço no Brasil. E os motivos são variados, alguns adotam por serem contra ao comércio de animais, outros adotam por questões financeiras, já que um cão de raça pode chegar a custar até 10 mil reais. 

Me leva pra casa?
Reprodução
Me leva pra casa?





Dicas


É importante frisar, que a adoção é sim um ato de amor, mas é também um ato de responsabilidade e cuidado. De certo, salva vidas, de filhotes e cães adultos que estão a espera de um lar, e também pode "salvar a vida" de pessoas que precisam de uma amizade sincera e verdadeira. 

"Adotar um cão é receber um novo membro do lar. Se ainda for um filhote, ele pode permanecer na família por mais de 15 anos. Se for um cachorro adulto, é difícil precisar quanto tempo ele ainda viverá, mas certamente será um período muito gratificante.

Mesmo um “velhinho” pode garantir boas experiências, mesmo que por um ano (e às vezes menos). Em geral, os cachorros adultos são mais estáveis e, se tiverem tido um lar anteriormente, já conhecem as regras da convivência com humanos.

Os novos tutores precisam se preparar para um período de adaptação. Ao ser introduzido em um ambiente estranho, cães podem se mostrar tímidos ou agressivos, apáticos ou bagunceiros. Além disto, eles ainda não conhecem a rotina da família, não sabem em que cômodos podem circular, não sabem onde fazer as necessidades biológicas. Vale lembrar que os passeios só podem ser realizados depois que a caderneta de vacinação estiver em dia", diz um texto sobre adoção. 

A maioria das cidades possuem ongs e voluntários que promovem feiras de adoção, então procura saber quando e onde essas feiras acontecem na sua cidade e adote um amigo, seja ele um filhotinho pequeno, ou um adulto grandão. O tempo que ele vai permanecer ao seu lado, eé o que menos importa, porque certamente será um tempo de muito amor e amizade.


Cães a espera de um lar
Reprodução
Cães a espera de um lar









    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.