Fogos podem colocar a vida dos cães em risco e a técnica evita que aconteça, a amarração acalma o cão e as chances dele se machucar diminuem

Como proteger seu cão do barulho dos fogos
Reprodução
Como proteger seu cão do barulho dos fogos



Mais um fim de ano chegou. Férias, alegria, comemorações e… fogos! Muito fogos!
Para crianças e adultos, um espetáculo. Para os cães, um tormento. Grande parte dos animais surtam com o barulho e se não estiverem protegidos, podem acabar se machucando. Po isso, a técnica de realizar uma amarração de tecido no dorso do animal que tendem a amenizar o estresse do cão, é tão importante.


Leia mais: Adestramento pode ajudar seu cão a lidar com diversos problemas 


A amarração


A técnica desenvolvida pela treinadora Linda Tellington-Jones e usada anteriormente em cavalos ariscos, consiste em atar um pano ao redor do cão, estimulando a circulação sanguínea e reduzindo as tensões e irritação. 

Amarração com tecido, técnica ameniza o medo que cães sentem de fogos de artifício
Reprodução
Amarração com tecido, técnica ameniza o medo que cães sentem de fogos de artifício



O ato de “amarrar” seu cachorro reverbera no sistema nervoso dele, que recebe a informação sensitiva, envia ao cérebro e o deixa mais calmo, visto que essa pequena pressão ativa seu sistema nervoso autônomo. Conforme o corpo sente a pressão das faixas, sua psique e tronco entram em harmonia, fazendo com que o cão sinta-se mais seguro e possa enfrentar momentos que lhe causavam medo e pavor.


Pra realizar a técnica, o tutor vai precisar de uma faixa de tecido com comprimento suficiente pra "abraçar" todo o dorso do animal e que tenha ao menos um palmo de largura, pra que não enrole e possa machucar/incomodar o animal. Existem algumas faixas prontas no mercado de pets e até mesmo coletes que simulam amarração, mas dá pra fazer em casa também, seguindo as dicas de tamanho de largura e testando no animal, lembrando também de não apertar de demais. O ideal é que a amarrção simule um abraço. Apertado, mas não a ponto de machucar o cão.

Passo a passo de como amarrar seu cachorro
Reprodução
Passo a passo de como amarrar seu cachorro




É importante lembrar também que a técnica é apenas um auxílio pra lidar com o medo do barulho que alguns animais sentem, mas que é importante não deixar o animal sozinho e nem em um local onde ele possa se machucar facilmente, já que a amarração vai funcionar, dependente do nível de fobia que o animal sente.



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.